A confirmação oficial chega pela responsável do programa Windows Insider da Microsoft, Amanda Langowski: “Muitas mudanças, como na orientação dos ícones de pastas e nos tipos de ícones de ficheiro por default, foram efetuadas para garantir maior consistência nos produtos Microsoft que mostram ficheiros (…) as pastas de utilizador como o Ambiente de Trabalho, Documentos, Transferências e Imagens têm agora um novo design”. A empresa confirma que também o ícone da Reciclagem vai ser remodelado, depois de algumas experiências com menor sucesso no passado.
Estas mudanças estéticas fazem parte de um grande plano da Microsoft para modernizar o aspeto do sistema operativo Windows 10, depois de já terem sido reveladas outras pequenas alterações nos últimos tempos, como um Menu Iniciar renovado e mais ícones de sistema disponíveis, lembra o The Verge.
O projeto de “rejuvenescimento visual” do Windows tem o nome de código de Sun Valley e a Microsoft deve avançar com mais detalhes sobre as alterações e sobre os planos para o futuro do sistema operativo num evento dedicado que deve ser marcado em data a anunciar.
Ainda não se sabe quando é que estas mudanças vão chegar à maior parte dos utilizadores, depois de já terem sido incluídas na versão de teste.