
O sistema Wickr permite enviar SMS de forma privada, apagando os metadados e encriptando todo o conteúdo, antes de a mensagem sair sequer do telefone do remetente. Os responsáveis da empresa afirmam que a privacidade da correspondência é um «direito universal» e que a «app chega num momento importante na história em que este direito é desafiado por governos, empresas, organizações e criminosos em todo o mundo», cita a ZDNet.
A Wickr não mantém nem recolhe informações que possam identificar os seus utilizadores, portanto mesmo que seja atacada por criminosos ou espiada por agências secretas, a privacidade dos dados é garantida.
O sistema usa os protocolos AES 256, RSA 4096, ECDH521, TLS e SHA256 para proteger os dados do utilizador e só este é que tem acesso à desencriptação. Há várias outras proteções que garantem uma segurança de nível militar e classificação de Top Secret na escala usada pela NSA.
Nesta fase, a app para Android está disponível em versão beta. Os planos para o futuro próximo preveem a manutenção do serviço gratuito e a criação de uma versão premium paga, destinada essencialmente ao mundo empresarial.