Dados da Dune Analytics recolhidos junto das grandes plataformas de trocas de NFT como OpenSea, NFTX, LarvaLabs, LooksRare, SuperRare, Rarible e Foundation evidenciam uma quebra assinalável no volume comercializado. Segundo a Bloomberg, esta empresa reporta que o mercado caiu dos 17 mil milhões de dólares registados em janeiro deste ano para os 466 milhões de dólares no mês corrente. Uma quebra de 97% em nove meses e que coloca o mercado em valores semelhantes aos que foram registados em julho de 2021.
Os dados revelados pela OpenSea denunciaram também uma quebra, embora não tão acentuada, de 75% nos últimos três meses. O número de utilizadores deste mercado também caiu, cerca de 5% neste último mês, de acordo com informação do DappRadar.
Para ajudar a explicar esta quebra, temos de olhar para a diminuição de popularidade do Bored Ape Yacht Club, que chegou a atrair a atenção de celebridades como Paris Hilton ou Jimmy Fallon, mas que agora perdeu terreno para a Terraforms e para a CryptoPunks. Os ‘macacos’ do Bored Ape movimentaram 3634 ETH numa semana, comparado com os 12202 ETH da Terraforms no mesmo período.
O ‘inverno cripto’ conduziu a uma perda de dois biliões de dólares neste segmento, desde o crash registado em maio, com menos lucros para os intervenientes e menos investimentos.
Os recorrentes ataques informáticos e roubos de fundos também não ajudaram a cativar o interesse dos utilizadores. Jason Falovitch, um dos entusiastas, revelou recentemente que lhe roubaram quatro NFTs da sua carteira no domingo, com perdas que chegam ao milhão de dólares.
Uma estratégia adotada por muitas das empresas que estão a querer entrar nos NFT passa por estrear bens sem esse nome, como é o caso dos stamps da Starbucks e dos collectible avatars do Reddit.