A plataforma Upland foi a escolha do F. C. Porto para colocar o Estádio do Dragão no metaverso. Ao abrigo da nova parceria entre as duas organizações, a implementação do clube português no metaverso vai começar já esta época, com a criação da cidade do Porto no metaverso, bem como do Estádio do Dragão ou do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os utilizadores vão poder adquirir propriedades que existem efetivamente no mundo real e que vão estar disponíveis na plataforma, à semelhança do que se faz com o jogo tradicional Monopólio.
A aquisição de terrenos e propriedades faz-se com recurso à tecnologia Blockchain. Segundo o Jornal de Notícias, vão ainda ser criados NFT próprios da Upland que podem ser adquiridos ou conquistados através de mecânicas do jogo e que podem depois servir de ‘moeda’ para compras no metaverso.
Dirk Lueth, cofundador e diretor executivo da Upland, afirma que “estamos muito entusiasmados por acolher o F. C. Porto, a primeira equipa de futebol europeia a entrar no metaverso da Upland (…) As pessoas comem, dormem e respiram a pensar em futebol. Para os portistas, levar essa paixão para o metaverso é uma oportunidade sem paralelo de aprofundar a ligação ao clube”.
Já Tiago Gouveia, diretor de marketing dos ‘dragões’, salienta que “este não é um passo qualquer. Sermos o primeiro clube de futebol europeu a estabelecer-se no metaverso, através da Upland, com a nossa cidade, estádio, jogadores e adeptos catapulta a nossa marca para um nível altíssimo neste âmbito. Estamos sempre atentos a novas oportunidades e o metaverso não nos pode passar ao lado. A prova de que não passa é esta aposta que fazemos”