Numa espécie de regresso à normalidade, a Sony realizou um evento físico para apresentar os novos produtos que chegarão em breve ao mercado português. Na prática, representou a possibilidade de ver ao vivo os equipamentos que a marca japonesa anunciou no CES, no início do ano.
Mas, logo no arranque da apresentação, a Sony ‘puxou dos galões’ e revelou que todas as suas (muitas) áreas registaram um crescimento global apreciável no ano fiscal de 2021: 38% nos jogos; 28% na música; 21% no cinema; 19% nos produtos eletrónicos (TV, áudio e vídeo); e 23% nos serviços financeiros. A exceção foi o segmento de fotografia e telemóveis, que se mantém ‘flat’ há dois anos, ou seja, regista subidas ou descidas residuais. Feitas as contas, a Sony cresceu 20% no ano passado.
A empresa espera manter esta tendência e confirma que a parceria com a TSMC vai dar origem a uma fábrica de chips, que deverá começar a operar no Japão já em 2024.
Mais e maiores
Em relação aos produtos apresentados, os televisores ocuparam a posição de destaque. O portefólio que a Sony traz este ano para o mercado português reflete a aposta deliberada que faz nos painéis OLED. A fabricante estima que esse segmento vá crescer 43% este ano, pelo que disponibiliza mais séries e tamanhos.
As linhas de destaque são a A95K – a primeira TV da marca a recorrer à tecnologia QD-OLED (Quantum Dot OLED) para oferecer ainda mais brilho –, A90K, A90J e A80K. Todas estas Bravia XR piscam o olho ao gaming, já que estão concebidas para funcionar com PlayStation 5, uma vez que trazem de raiz as tecnologias ALLM (modo automático de latência baixa) e VRR (taxa de atualização variável), além, claro, de resolução 4K e taxa de atualização de 120 Hz através da porta HDMI 2.1. Estas linhas estarão disponíveis em tamanhos que vão das 42 às 83 polegadas.
Apesar da novidade de passar a oferecer uma OLED de 42”, a aposta da Sony nas grandes polegadas (acima das 60”) é clara. A fabricante estima que este segmento vá crescer 20% este ano.
Mas nem só de OLED vive a Sony. Uma das TVs em exposição que mais cativava o olhar era a Z9K, que tem uma resolução 8K e recorre à tecnologia Mini LED para tentar oferecer um controlo mais preciso do contraste e brilho.
Questionada pela Exame Informática, a Sony respondeu que ainda não pode adiantar preços oficiais sobre qualquer um destes modelos, uma vez que apenas estarão à venda a partir de maio ou junho e os valores podem sofrer alterações até lá.
Bons sons
Como não podia deixar de ser, o áudio foi igualmente um dos focos da apresentação. O produto que mais nos chamou a atenção foram as duas colunas RS5, um sistema sem fios de 180 W com uma autonomia anunciada de 10 horas e que podem ser integradas com soundbars.
No que diz respeito aos auriculares, o destaque recaiu nos LinkBuds, que a Exame Informática teve oportunidade de testar na edição 321.