No mundo das tecnológicas é cada vez mais difícil manter o nome dos cargos em português. Filipa Ferreira é assim a nova Senior Director of People da Talkdesk, o que acumula com a função, novamente em inglês, de Global Head of Employee Experience. Podemos dizer, portanto, que o trabalho de Filipa é manter os trabalhadores da tecnológica, especializada em software cloud para contact centres, contentes.
A nova função segue a aposta na linha de contratações locais da empresa, fundada há mais de uma década por Cristina Fonseca e Tiago Paiva e feita unicórnio em 2018. Este ano ascenderam aos mil os colaboradores a trabalhar em Portugal, praticamente metade do total de funcionários da tecnológica, com escritórios em 13 países.
“A maioria dos colaboradores são de Investigação e Desenvolvimento (I&D)”, avança Filipa Ferreira. Mas também há colaboradores da área dos Recursos Humanos e Marketing. “A intenção é atrair talento, mas também reter talento. Fazer com que os colaboradores sintam orgulho na empresa e queiram ficar connosco”, avança a nova diretora que admite que o recrutamento agora acontece por todo o país, “em Faro, Vila Real ou ilhas.”
Uma aposta que vem em linha com a integração de dez vice-presidentes portugueses – em áreas como Diretor de Tecnologia, Vice-presidente de Engenharia, ou de Segurança da Informação – na empresa avaliada em mais de dez mil milhões de euros.
Neste momento, a Talkdesk está a expandir para o mercado australiano e de Singapura, com um produto que está “sempre inacabado”, daí a grande dependência da empresa do I&D. “Portugal tornou-se num país muito apetecível, particularmente para I&D e com a pandemia [e a possibilidade de trabalho remoto] surgiram mais empresas a recrutar no país.” E fez crescer o desafio de quem quer segurar talentos.