Depois de seis meses de testes em modo táxi (deslocação no solo) e com um ano de atraso face à data de estreia originalmente prevista, o Spirit of Innovation já cruzou os céus num voo a solo. A Rolls Royce pretende avançar para uma fase de testes mais intensivos, para monitorizar o desempenho do sistema elétrico e de propulsão do avião. O voo inaugural durou 15 minutos, notícia o New Atlas, e é o ponto de partida para o próximo grande objetivo, que é fazer a aeronave chegar aos 480 km/h.
O objetivo da Rolls Royce é bater o recorde de voo com avião 100% elétrico e ajudar no desenvolvimento de táxis aéreos movidos a energia elétrica (conhecidos como eVTOL). O Spirit of Innovation tem um pacote de baterias com 6000 células com 400 kW a 750 V e consegue chegar ao máximo de 750 kW. A fabricante usa um radiador com gestão ativa de arrefecimento (Active Thermal Management System Cooling no original em inglês) para evitar o sobreaquecimento do sistema. Estão integrados sensores para monitorizar mais de 20 mil pontos e há três motores YASA 750R que fazem mover um trio de hélices a 2400 rotações por minuto (RPM) e que asseguram uma eficiência energética de 90%.
Warren East, o diretor executivo da Rolls Royce, descreve que a empresa está focada “em produzir os avanços tecnológicos de que a sociedade precisa para o transporte pelos ar, terra e mar e capturar a oportunidade económica para a transição para as zero emissões”.