O Back Market é uma das primeiras empresas de dispositivos recondicionados na Europa e lidera o mercado. Além de França, Espanha e outros países europeus, a empresa está agora a entrar em Portugal. O objetivo é fomentar e facilitar o acesso a estes produtos recondicionados. Já no início de 2021, a Back Market tinha anunciado um investimento de 25 milhões para operações na Alemanha e agora uma nova ronda de investimentos, avaliada em 276 milhões, coloca a empresa no patamar dos unicórnios.
“Neste momento, o nosso objetivo vai além de tornar a tecnologia recondicionada uma alternativa. Queremos torná-la a primeira escolha para compras de dispositivos eletrónicos. O apoio e confiança destes fundos, juntamente com a nossa crescente base de clientes, marca um importante passo no percurso da Back Market, mas mais importante ainda, no setor dos produtos recondicionados”, explica Thibaud Hug, CEO da empresa, citado no comunicado de imprensa.
A solução estreou-se recentemente na Finlândia, Irlanda e Japão, tendo levado as operações da empresa a um total de 13 países e, em breve, deve abrir portas na Grécia, Suécia, Eslováquia e Canadá. Esta plataforma abre portas a um segmento que está avaliado em mais de 1,5 mil milhões de dólares.
O serviço conta com 1500 vendedores na plataforma e, à medida que mais marcas vão aderindo aos recondicionados, cresce o foco na garantia de qualidade dos produtos, valorizando a satisfação dos clientes e estabelecendo rigorosos padrões para aumentar a confiança dos consumidores na marca e no mercado de produtos recondicionados. Estes esforços refletem-se na redução das taxas globais de defeitos dos produtos comercializados na plataforma para 5% (para referência, a taxa de falhas não oficiais de dispositivos novos ronda os 3%).
O Back Market conta com quase cinco milhões de clientes em todo o mundo e pretende catalisar mudanças de comportamento e conduzir debates fundamentais sobre a forma como as pessoas consomem tecnologia atualmente, com a sustentabilidade a representar uma grande parte da imagem de marca.