Os termos e condições do Airbnb asseguram aos proprietários que as moradas exatas dos locais a alugar só são conhecidas e mostradas aos utilizadores que avancem com a reserva. No entanto, as entidades públicas dos EUA pretendem obter a informação antecipadamente para perceber se os proprietários estão a cumprir com a legislação em vigor. Para auxiliar nesta tarefa, surgem várias empresas que recorrem a tecnologia e funcionários subcontratados que prometem conseguir obter a morada certa das propriedades listadas. Estas novas empresas recorrem ao Google Maps, ao Zillow, Páginas Brancas, Facebook e outras fontes online para obter a informação e as passar às autoridades.
A Host Compliance, uma destas novas empresas, afirma no seu site que foi “fundada na premissa de que o cumprimento efetivo e eficiente da regulação nos alugueres de curta duração requer tecnologia (…) Ao contrário de outros fornecedores, investimos recursos significativos para construir soluções de monitorização de topo de gama e fluxos de trabalho que nos permitem entregar monitorização contínua, justa e consistente e reforçar o cumprimento dos regimes regulatórios”. A solução, no entanto, assenta na Amazon Mechanical Turk, ou MTurk, um mercado especializado onde empresas têm contacto com uma força de trabalho descentralizada e que tem ofertas para vários tipos de serviços.
Um prestador de serviços contratado para efetuar estas atividades conta ao Motherboard que há uma formação numa plataforma com interface semelhante ao Google Maps, com pins amarelos e laranjas e que os trabalhadores podem usar outros diretórios de informação dentro do mesmo sistema. No final da identificação, o trabalhador deve anexar provas como capturas de ecrã e imagens de interiores e exteriores para comprovar que de facto obteve a morada exata da propriedade.
Os trabalhadores são encorajados a fazer pesquisa inversa de imagens, procurar registos locais de propriedades, artigos de jornais, páginas de Facebook e outro tipo de ligações que mostrem sem dúvida que a morada encontrada é a correta. Os prestadores recebem dois dólares por cada morada encontrada e os valores podem subir até aos quatro dólares, se passar muito tempo desde que a Host Compliance publique o ‘serviço’ inicialmente. Se identificarem até ao número da porta correto, há um bónus de dois dólares.
O responsável financeiro da empresa, Ulrik Binzer, conta que o “consenso entre os analistas do MTurk que trabalham connosco é que pagamos generosamente”. No entanto, uma conversa no Slack entre fornecedores revela o receio de que possam perder rapidamente centenas de dólares: os bónus são retirados caso o prestador cometa um erro. “Se alguém submeter 300 números de porta e um deles estiver incorreto, perde os 600 dólares?”, pergunta-se naquele canal. O CTO explica que os resultados são avaliados numa base semanal e que o prestador perde o valor da semana se estiver abaixo dos 99% de qualidade exigidos pela plataforma.