“À medida que entramos no novo ano, precisamos de continuar com uma mentalidade ágil, criativa e como se fosse a primeira vez – e isso inclui a forma como cultivamos a nossa cultura [empresarial]. Um espaço de trabalho imersivo já não está limitado a uma secretária nos nossos escritórios; o dia de trabalho das 9 às 5 está morto; e a experiência dos funcionários é mais do que mesas de pingue-pongue e petiscos”, escreve Brent Hyder, diretor de recursos humanos da tecnológica Salesforce, num comunicado divulgado nesta terça-feira.
A gigante americana, especializada em serviços cloud e software empresarial, vai adotar uma estratégia de trabalho mais flexível. As mudanças têm como resultado um inquérito feito aos quase 50 mil funcionários que tem um pouco por todo o mundo. “Aprendemos que quase metade dos nossos trabalhadores querem vir ao escritório apenas algumas vezes por mês, mas 80% querem manter uma ligação a um espaço físico”, lê-se na nota publicada.
A nova estratégia da empresa assenta em três pilares: a maioria dos trabalhadores vão ter um modelo de trabalho flexível, o que significa que apenas terão de ir aos escritórios um a três dias por semana para reuniões de equipa, reuniões com clientes ou apresentações; os funcionários que vivem longe de um escritório ou que têm funções que não necessitam de uma deslocação ao escritório vão poder trabalhar de forma remota a tempo inteiro; apenas uma “pequena parte” da força de trabalho terá de trabalhar no escritório entre quatro a cinco dias por semana, revela a Salesforce.
“Enquanto empregadores, temos a oportunidade de criar espaços de trabalho ainda melhores – que nos permitem estar mais ligados uns aos outros, que permitem encontrar uma melhor relação entre vida profissional e pessoal, e que permitem avançar na igualdade –, que vão levar a uma melhoria na inovação e em melhores resultados”, sublinha Brent Hyder.
A Salesforce vai mais longe e diz mesmo que no mundo atual, “sempre ligado, sempre conectado, já não faz sentido esperar dos funcionários turnos de trabalho de oito horas e que os seus trabalhos sejam feitos com sucesso”. “Os trabalhadores precisam de ter flexibilidade para terem sucesso”, explica ainda a tecnológica.
A empresa junta-se assim a outras gigantes tecnológicas, como o Facebook e a Microsoft, que já anunciaram novas estratégias de trabalho que apostam no conceito de horários e locais de trabalho mais flexíveis.