A aquisição por parte do grupo internacional ImpactLab Group vai permitir à portuguesa HeartGenetics expandir-se no mercado B2B e ampliar o serviço online em Espanha, Portugal e América do Sul. Por seu lado, o ImpactLab consegue construir uma rede internacional de serviços genéticos e torna-se líder nos principais mercados deste setor, cobrindo a maioria das especialidades médicas, tecnologias laboratoriais e know-how de bioinformática.
Vittorio Grazioli, CEO do ImpactLab, salienta que “a HeartGenetics provou que tem a capacidade para desenvolver novos testes de genética e software, tendo em consideração todo o processo de investigação e de desenvolvimento (…) Estas capacidades vão ser cruciais para o desenvolvimento de testes genéticos de baixo custo e serão instrumentais no desenvolvimento de novos testes para o mercado de medicina preventiva”.
A HeartGenetics vai continuar a operar com a sua própria marca e a CEO e co-fundadora Ana Teresa Freitas permanece no cargo. A responsável realça que a aquisição constituiu uma oportunidade única para “melhorar as nossas capacidades no digital e na bioinformática, e aprofundar as nossas raízes no campo da medicina personalizada”.
O ImpactLab Group tem vindo a realizar várias aquisições no setor desde 2015 e a empresa portuguesa fundada em 2013 é a mais recente a juntar-se ao grupo que está empenhado em adotar as melhores opções que a biotecnologia e a bioinformática podem oferecer. A HeartGenetics é uma spinoff saída do Instituto Superior Técnico e mantém os métodos de aprendizagem de máquina e de análise de dados no centro das suas atividaades.