A Spotify consolidou a liderança no segmento de streaming de música, com 320 milhões de utilizadores mensais ativos. Este número representa um aumento de 29% face ao trimestre anterior, tendência seguida também pela contagem de número de utilizadores pagantes (144 milhões, mais 27% que no trimestre anterior). A Apple, número 2 desta lista, tem ‘apenas’ 60 milhões de utilizadores a pagar, enquanto a Amazon Music surge em terceiro com 55 milhões.
Apesar do crescimento, a Spotify registou perdas de 118 milhões de dólares, justificadas pela decisão de oferecer planos com descontos para atrair novos subscritores, noticia o Tech Crunch. “Continuamos a acreditar que há muitos milhões disponíveis neste ecossistema e vamos investir em novas ferramentas. Isto irá traduzir-se num aumento da envolvência dos utilizadores e, se aumentarmos isso, conseguimos ter mais capacidade de monetizar”.
Recorde-se também que a Spotify investiu nos últimos anos na produção de podcasts exclusivos e na compra de tecnologias e empresas relacionadas, como é o caso da Gimlet, da Anchor ou da Parcast.
Do lado dos artistas e músicos, a Spotify tem recebido pedidos para aumentar o valor que lhes paga e também para ser mais transparente nessa relação. Em tempo de pandemia e com a impossibilidade de realizar espetáculos ao vivo, esta é uma importante fonte de receita para a indústria.