A Google Portugal pretende apoiar a transição digital no nosso país e oferecer ferramentas e formação para melhorar as competências digitais e ajudar na empregabilidade. O programa Grow Portugal with Google alinha-se assim com as prioridades definidas pelo Governo e materializou-se com a assinatura do acordo por parte do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e pelo Country Manager da Google Portugal, Bernardo Correia.
Ao abrigo deste acordo, vão ser desenvolvidas pelo menos seis medidas que visam uma rápida aceleração da adoção tecnológica:
– Emprego na Pesquisa Google: uma parceria com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) faz com que as pesquisas por trabalho no Google permitam uma experiência mais imersiva, mais refinada e que já ligou mais de dez milhões de pessoas a empregos em todo o mundo;
– a partir de 6 de outubro, o Atelier Digital vai ter uma versão webinar com um total de dez sessões com dez politécnicos diferentes e pretende treinar 32 mil portugueses em competências digitais (mais dez mil do que em 2019);
– a partir de 14 de outubro, o Android Training Program vai formar os portugueses em programação. Os 14 eventos já realizados formaram três mil profissionais e este ano o programa é alargado para incluir conteúdos de Cloud e aprendizagem de máquinas, e surgem novas parcerias;
– em breve, o AI for Business chega a Portugal, uma ferramenta que proporciona às empresas obterem recomendações personalizadas sobre como implementar soluções de Inteligência Artificial nos seus negócios;
– parceria com a Indico Capital Partners para lançar o programa de aceleração Indico Accelerator Program powered by Google for Startups, que inclui mentoring, formação, masterclasses, apoio na obtenção de financiamento, recrutamento e segmentação de produto e de consumidores;
– webinars gratuitos lançados em parceria com o AICEP com foco na expansão internacional para mostrar como o digital pode ajudar as empresas.
Este entendimento faz parte do compromisso anunciado pela Google em julho, onde prometeu ajudar dez milhões de pessoas e negócios na Europa, Médio Oriente e África.