Eduardo Saverin, cofundador da rede social Facebook, Eric Yuan, diretor executivo (CEO) da plataforma de videoconferência Zoom, Xiang Wang, presidente da fabricante Xiaomi, e Vasant Narasimhan, CEO da farmacêutica Novartis, são algumas das presenças ‘de peso’ já confirmadas para a próxima edição da Web Summit. A estes nomes juntam-se ainda outros de grandes tecnológicas, mas que repetem a sua presença no evento: Guo Ping, presidente rotativo da Huawei, e Brad Smith, da Microsoft, são dois exemplos.
SAP, Mastercard, Automattic, Magic Leap, Samsung, Vimeo, Revolut e Box são outras grandes tecnológicas que vão ter executivos de topo a participar na próxima edição da Web Summit.
De recordar que a Web Summit, como consequência da pandemia, vai realizar-se entre os dias 2 e 4 de dezembro – cerca de um mês mais tarde do que é habitual – e num formato misto, juntando apresentações presenciais com apresentações online. A realização presencial do evento estará sempre dependente da evolução da Covid-19 no País e das regras definidas pela Direção-Geral de Saúde, sobretudo para a definição do número de participantes permitidos.
No final de junho, Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, disse que o número de participantes presenciais só ficará definido em outubro, “tendo por base os protocolos de saúde”, e que esse número será revisto todas as semanas, mediante a evolução das condições sobretudo associadas à pandemia da Covid-19. “ Não é uma questão que consigas responder a seis meses do evento, muito pode mudar”.
A empresa irlandesa também já adiantou que pretende alargar a presença do evento por Portugal, não se focando apenas na cidade de Lisboa. “O que estou muito interessado em fazer não é apenas criar um estúdio na Altice Arena [em Lisboa], mas fazer noutras cidades em Portugal. Queremos ir ao Porto, Coimbra, Faro, fazer algo simultâneo em Portugal e partilhar Portugal com o mundo. O mundo deve saber que há mais em Portugal do que Lisboa. Tem ilhas maravilhosas também”, acrescentou o responsável em conferência de imprensa em junho.
Os bilhetes para a edição online da Web Summit já estão disponíveis e os bilhetes para o evento presencial só vão ser colocados à venda no início de outubro. “Estamos totalmente empenhados em trabalhar com as autoridades portuguesas para trazer o máximo de benefício económico para o País quanto possível”, sublinhou Paddy Cosgrave, também em junho, mas em comunicado enviado às redações.