O isolamento social e consequente fomento do teletrabaho provocado pela pandemia do Covid-19 contribuiu para o crescimento do mercado de PCs no segundo trimestre deste ano. Jaume Pausas, diretor de marketing ibérico da Acer, revelou esta sexta-feira num evento online para a imprensa que as vendas de computadores subiram 30% em Portugal em relação ao ano transato porque as pessoas sentiram necessidade de atualizar dispositivos ou adquirir novos produtos.
Segundo o responsável, a Acer cresceu até acima do mercado, na casa dos 35%, e só não cresceu mais porque teve problemas de stock. Jaume Pausas explica que a pandemia limitou a produção na China nos dois primeiros meses do ano, o que levou à falta de unidades no segundo trimestre.
O executivo salienta que, no fundo, em Portugal verificou-se uma situação similar à que ocorreu em outros países europeus, como Reino Unido, França e Espanha. Além disso, o mercado online também registou um expectável aumento na procura, passando de 15 para 30%.
O segmento de gaming registou números ainda mais impressionantes, crescendo 60% em Portugal. “Foi incrível”, afirma Jaume Pausas, explicando que o isolamento social levou as pessoas a apostarem na vertente de entretenimento por estarem mais tempo em casa. Mais uma vez, foi a falta de unidades em stock que impediu um crescimento ainda maior da Acer.
Para o terceiro trimestre deste ano, a Acer estima crescer entre 15 a 20% em Portugal no mercado de PCs.
As novas apostas no hardware
Para sustentar este crescimento, a fabricante vai apostar no mercado nacional em alguns dos cerca de 25 produtos anunciados no evento mundial Next@Acer. Assim, os principais destaques para Portugal serão: Swift 5, um ultraportátil para profissionais que privilegiam a mobilidade; ConcepD 100 e ConceptD Ezel, para criadores de conteúdos e consumidores mais profissionais; Predator Helios 700, Helios 300 e Triton 300, portáteis para quem leva os jogos mais a sério; Orion 9000, um desktop de hardcore gaming; e Nitro 5, uma solução para jogadores ocasionais.
Estes produtos estão já disponíveis ou chegarão ao mercado nacional em breve às lojas de retalho. A cadeira de gaming Predator x OSIM está disponível através de encomenda, enquanto as linhas Enduro e Chromebooks serão comercializadas através do canal de parceiros da Acer.
Uma curiosidade que foi anunciada no Next@Acer foi o Predator Shot, uma bebida energética da própria marca de Taiwan que deverá ser comercializada em Portugal em 2021. Jaume Pausas explica que a bebida, que funciona como mais um elemento para se fazer parte do ecossistema de gaming e e-sports, já está à venda na China e em Taiwan e que ainda este ano chegará igualmente à Polónia.