Os desafios que a crise da Covid-19 trouxeram à economia são conhecidos de todos e as PME são uma das partes integrantes da comunidade que mais sofre os efeitos da pandemia. Com o objetivo de ajudar estas organizações, a Instagram lançou os Gift Cards e as Angariações de Fundos em Portugal, para responder à “grande vontade de apoiar os negócios locais de alguma forma” que é manifestada pelos utilizadores.
O comunicado de imprensa explica que as empresas que têm presença na Instagram podem agora adicionar ao perfil um botão de apelo à ação – ‘Action Button’ – ou ainda publicar o sticker Gift Card nas suas Stories. Ao carregar nesse botão ou no sticker, o utilizador é direcionado para uma compra no site da PME onde pode escolher a forma de ajudar.
A ferramenta da Angariação de Fundos já estava disponível pelo Facebook e chega agora a esta rede. Esta funcionalidade chegou a Portugal na semana passada permitindo que uma PME lusa possa solicitar aos clientes que ajudem o seu negócio neste período especialmente crítico e garantam a sua sustentabilidade através de uma recolha de fundos.
Irene Cano, Diretora Geral do Facebook em Espanha e Portugal, sublinha que “é inspirador ver como as nossas comunidades do Facebook estão mais unidas do que nunca para oferecer suporte àqueles que mais precisam, incluindo pequenas empresas locais, que são a alma dos bairros e cujo futuro para muitos é incerto. (…) Sabemos que a crise do Covid-19 é um grande desafio para muitos deles e estas novas ferramentas vão facilitar esse auxílio aos negócios que mais sofrem os efeitos da crise”.