A Google anunciou nesta quinta-feira o lançamento em Portugal do programa de acesso à plataforma G Suite desenhado especificamente para organizações sem fins lucrativos. Além de Portugal, o programa está a ser lançado também na Grécia, Estónia, Letónia, Lituânia e Peru, naquela que é primeira expansão da iniciativa feita nos últimos seis anos.
Com este programa, as organizações sem fins lucrativos em Portugal podem requisitar uma licença da plataforma de produtividade G Suite sem custos e que dá acesso a: 30 GB de armazenamento cloud para um número ilimitado de utilizadores e às ferramentas Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Hangouts Meet, Hangouts Chat com as funcionalidades que habitualmente só estão reservadas para empresas. Nesta fase de pandemia o pacote também inclui o sistema de videoconferência Hangouts Meet que suporta até 100 pessoas em simultâneo.
Para organizações já com um grande número de colaboradores e com uma estrutura mais complexa que necessitem de mais recursos, a Google disponibiliza o G Suite Business para organizações sem fins lucrativos e o G Suite Enterprise para organizações sem fins lucrativos – aqui com a vantagem de os preços estarem reduzidos. G Suite Business custa habitualmente 12 dólares por utilizador por mês, mas agora custa quatro dólares, cerca de 3,60 euros por utilizador. Já o G Suite Enterprise custa habitualmente 25 dólares por mês, mas agora custa oito dólares, cerca de 7,3 euros, por utilizador. Mais informações sobre cada uma das versões está disponível neste site.
Ainda de acordo com a informação disponibilizada pela Google, para ser elegível, a organização sem fins lucrativos precisa de: estar registada na TechSoup Portugal, divisão regional da TechSoup Global; precisa de ser uma entidade legal de utilidade pública, instituição privada de solidariedade social, organização não governamental, organização religiosa ou organização não governamental de cooperação para o desenvolvimento.
A par da disponibilização agora anunciada destas ferramentas, as organizações sem fins lucrativos portuguesas também podem candidatar-se ao programa Ad Grants da Google, que dá um crédito de 10 mil dólares, cerca de 9100 euros ao câmbio atual, para usar em publicidade online de texto e pesquisa.
Com o anúncio desta quinta-feira, o programa da Google para organizações sem fins lucrativos está agora disponível em 57 países.