A Huawei fechou as contas de 2019 com lucros de 62,7 mil milhões de yuan (cerca de 8,11 mil milhões de euros). O crescimento de 5,6% nos lucros contrasta com crescimento de 25% obtido em 2018. Os analistas recordam que o crescimento dos lucros apresentado em 2019 é o mais baixo dos três últimos exercícios fiscais da gigante tecnológica chinesa.
Hoje, as atenções estão viradas para a pandemia Covid-19, mas em 2019 o mercado das tecnologias tinha como epicentro de crise o bloqueio comercial que o governo dos EUA aplicou à Huawei depois de a colocar numa lista negra de marcas de tecnologias que estão classificadas como potenciais ameaças à segurança nacional.
Os responsáveis pela marca já fizeram saber que, nos tempos mais próximos, a Huawei deverá tomar medidas com vista a adaptar o negócio às restrições aplicadas nos EUA e aos efeitos sociais e económicos da Covid-19 no mercado mundial.
No que toca a vendas, o crescimento registado em 2019 é mais auspicioso. A Huawei faturou mais de 858,8 mil milhões de yuans (cerca de 110 mil milhões de euros), refletindo um crescimento de 19% face ao ano precedente. Esse crescimento deve-se ao grande aumento nas vendas para o segmento doméstico – e em especial no mercado chinês.