Metade dos telemóveis que operam nas Redes Móveis de Quinta Geração (5G) foram comprados e estão em uso na China, revela um estudo levado a cabo pela Counterpoint Research. O estudo estima que, durante 2020, sejam vendidos 199 milhões de terminais prontos para operar na 5G em todo mundo.
Boa parte das vendas de telemóveis 5G na China terão beneficiado de um reforço da aposta comercial da Huawei e da Honor (que pertence à Huawei) no mercado interno, noticia o Cnet.
Cerca de três quartos dos telemóveis 5G vendidos na China terão sido fabricados pela Huawei.
Tendo em conta a interdição de que foi alvo nos EUA, o acréscimo das vendas na China poderá ter poupado a Huawei a maiores dissabores – mas poderá ter produzido efeitos indiretos também nas contas da Apple e da Xiaomi, que terão registado perdas de 20% nos volumes de vendas registados em 2019 no mercado chinês.
Entre os observadores, há uma questão que permanece em aberto: como é que a produção e a venda de telemóveis, entre outros gadgets, vai evoluir tendo em conta os efeitos provocados pelo Coronavírus, agora renomeado COVID-19.