O banco 100% digital Openbank já está disponível em Portugal desde o final do ano passado, mas pretende aumentar a sua base de clientes. Com este objetivo em mente, a instituição oferece uma conta sem comissões e com uma rentabilidade de 2% para os primeiros seis meses até um máximo de cinco mil euros. Entre outras vantagens, os titulares podem fazer transferências gratuitas para qualquer país da UE (em euros) através do site ou da app do banco. A esta conta, o Openbank associou o cartão de débito Я42 gratuito que oferece cinco levantamentos em dinheiro por mês, sem qualquer custo nas caixas automáticas da zona Euro e levantamentos ilimitados nas mais de 40 mil caixas automáticas do Banco Santander em todo o mundo. O cartão permite taxa de câmbio sem comissões todos os dias da semana, inclui um seguro de acidentes até cem mil euros e um seguro de assistência de viagem com várias coberturas relacionadas com deslocações, como despesas hospitalares no estrangeiro, perda de voos, repatriação, despesas legais ou atrasos na entrega de bagagens.
Quem abrir conta no Openbank até ao final de maio tem acesso gratuito ao cartão e também não paga os benefícios de viagem. Já quem abrir conta a partir de junho tem na mesma acesso gratuito ao cartão, mas paga 7,99 euros por mês sempre que ativar os benefícios de viagem – uma funcionalidade que pode ser ativada e desativada diretamente na app ou no site do Openbank.
Todos os cartões do Openbank permitem usar sistemas de pagamento móvel como o Apple Pay ou o Openbank Pay. Estes cartões, explica o comunicado de imprensa, têm uma vertente solidária ao estar associados a ONG que o cliente pode escolher a partir de uma lista selecionada pelo banco e que irá ser alargada. O cliente pode arredondar o valor a pagar com os cartões á próxima unidade de euro para serem doados à ONG da sua escolha. O titular pode definir o montante mínimo e máximo a doar a cada mês.
O Openbank salienta a plataforma de investimentos de última geração através da qual é possível subscrever carteiras de fundos geridas de forma automatizada. O portefólio é desenvolvido e supervisionado pelo Comité de Investimentos do banco em parceria com a BlackRock e o Santander Asset Management. O robô ajusta a gestão da carteira de forma autónoma e ajustada ao perfil de investidor.
Entre as vantagens tecnológicas do Openbank estão um administrador de palavras-passe e de informações confidenciais gratuito para os clientes, um categorizador de gastos que classifica de forma simples e visual as despesas, permitindo compara-las entre meses e anos e uma funcionalidade de controlo de cartões, onde podem ser configurados os países onde os titulares pretendem desativar ou ativar os métodos de pagamento e limitar a utilização de cartões em caixas automáticas, lojas físicas ou online.
Atualização: Notícia atualizada para clarificar a informação sobre o pagamento dos benefícios de viagem para quem aderir ao Openbank a partir de junho