A aplicação da Uber passa a mostrar, a partir desta terça-feira, informação em tempo real dos transportes públicos – comboio, metro, barcos, ferries, elétricos e autocarros – da Área Metropolitana de Lisboa (AML). O objetivo é que os utilizadores consigam planear as viagens e usem, se for a melhor opção de trajeto, uma combinação de transportes públicos e os próprios serviços de mobilidade da Uber – que incluem carros, trotinetes e bicicletas.
A novidade não chega já, no entanto, a todos os utilizadores. Segundo a informação partilhada pela empresa, a nova versão da aplicação vai ficar disponível, numa primeira fase, para 50% dos utilizadores que a tecnológica tem na área da Grande Lisboa, naquele que vai ser um lançamento faseado. Contactada pela Exame Informática, a Uber explica que a escolha dos utilizadores vai ser feita de forma aleatória e a empresa não adianta quando é que as informações dos transportes públicos vão ser mostradas a todos os utilizadores da AML.
“Sabemos que em muitos casos o transporte público é uma forma eficiente e sustentável dos nossos utilizadores se deslocarem e queremos que esta decisão seja ainda mais fácil de tomar. No ano que em Lisboa é a capital Verde Europeia, integrar a informação dos transportes públicos é mais um passo decisivo para criamos uma alternativa real ao carro próprio”, refere em comunicado Manuel Pina, diretor-geral da Uber em Portugal.
A integração da informação de transportes públicos na aplicação principal da Uber faz parte da nova abordagem de mercado definida pela empresa e comunicada a nível internacional em meados de 2019. Em vez de ser vista como uma opção de transporte individual, a Uber agora procura ter a posição de plataforma agregadora de opções de mobilidade junto dos utilizadores.
«Simplifica o acesso à informação e com isso aumenta as hipóteses de escolha individuais, dando mais visibilidade ao transporte público”, salienta por seu lado Miguel Gaspar, vereador da mobilidade da Câmara de Lisboa, também em comunicado, a propósito deste anúncio.