O organismo europeu pretende analisar se a compra do Shazam por parte da Apple terá um efeito nefasto na competição no espaço económico do velho continente. Áustria, França, Islândia, Itália, Noruega, Espanha e Suécia fizeram chegar à CE os seus pedidos de análise individualmente. O objetivo é perceber até que ponto as parcerias do Shazam com empresas europeias como o Spotify podem ser afetadas pela compra.
O interesse da Apple foi pelo Shazam foi anunciado em dezembro e a marca da “maçã” reconhecia que se tratava de um «encaixe natural» entre o Apple Music e o Shazam, que partilham a «paixão pela descoberta muscial e proporcionam uma grande experiência musical aos utilizadores».
O Shazam é um serviço que permite identificar nomes e letras de músicas, clipes de vídeo, séries de TV e muito mais, estando presente em várias plataformas da Apple. Em setembro de 2016, o Shazam anunciou que as suas apps móveis já tinham sido descarregadas por mais de mil milhões de vezes.