A Eyeo disponibiliza o serviço AdBlock Plus aos utilizadores que queiram bloquear publicidade, enquanto navegam na Net. Com esta solução, os anúncios só são apresentados caso tenham autorização. Várias empresas, como os canais alemães RTL e ProSiebenSat.1 alegam que este bloqueio é ilegal e que coloca em causa a sua oferta de conteúdos “gratuitos”. Estes canais conseguem mostrar conteúdos sem que o utilizador pague por eles e as receitas provêm da publicidade apresentada.
Um tribunal alemão considerou que o AdBlock é legal e que as empresas que se alegam lesadas não terão razão, noticia a BBC. O AdBlock só mostra a publicidade de empresas que se tenham registado na sua white list, pagando, e que cumpram certos critérios, como não terem som ou animações e que não sejam pop-ups que surjam sobre outros conteúdos.
«Esta é a quarta vez que os grandes editores entram em batalhas legais contra a nossa start-up», disse Ben Williams da Eyeo, «estamos muito contentes em dizer que o AdBlock Plus vai continuar a fornecer aos utilizadores uma ferramenta que lhes permite controlar a sua experiência na Internet», completou.
A empresa está ainda apostada em trabalhar com as empresas que mostram publicidade para o fazerem de forma não intrusiva e em descobrir novas formas de apresentar os anúncios, para criar um ecossistema mais sustentável na Internet.
A solução do AdBlock para o PC já foi descarregada 400 milhões de vezes, enquanto a versão para Android já foi descarregada 220 mil vezes. Sabe-se que a empresa está a trabalhar na versão para iOS.