Sony Bravia 4K – O KD-84X9005 é um monstro de 84 polegadas com ecrã 3840×2160 píxeis (4K), que recorre a tecnologia LCD IPS. Deverá ser o primeiro 4K de 84” a chegar ao mercado – até março de 2013
Depois do VHS contra o Betamax e do Blu-ray contra o HD DVD, parece que vamos ter uma nova guerra de formatos. As televisões com definição 4K vão ser a próxima grande tendência e as duas gigantes Sony e Samsung estão a optar por criar conteúdos próprios, mas que só podem ser reproduzidos em televisores de cada marca. Ou seja, um conteúdo Sony só pode ser visto num televisor Sony e um Samsung precisa de uma Samsung TV, explica a Cnet.
Para ajudar nas vendas de televisores, a Sony e a Samsung disponibilizaram uma media box especial que permite o download e reprodução de vídeos em 4K. O modelo da Sony custa cerca de 700 dólares e oferece cerca de 200 títulos, enquanto a proposta da Samsung tem custa 300 dólares e oferece cinco filmes e três documentários. Todos estes conteúdos estão disponíveis em 4K e a Sony acrescenta ainda a possibilidade de se fazer stream de conteúdos através do Netflix.
A justificação oficial da Sony para esta medida é que assim se consegue proteger melhor os direitos de autor e a propriedade intelectual.
A verdade é que uma guerra de formatos pode não ser o melhor para cativar os utilizadores, uma vez que as hipóteses de escolha ficam bastante limitadas.