
Na corrida à compra estava também a Facebook, mas a Google conseguiu adquirir a DeepMind por 500 milhões de dólares. A empresa britânica é especializada em inteligência artificial.
A DeepMind foi fundada pelo neurocientista Demis Hassabis e Jaan Tallinn, um dos programadores que participou no desenvolvimento do Skype e do Kazaa.
Segundo o TechCrunch, a Google concordou em criar uma comissão de ética para garantir que a tecnologia de inteligência artificial da DeepMind não é explorada de forma abusiva.
Não se sabe muito acerca do que faz exatamente a DeepMind. Quando acedemos ao seu website, aparece apenas uma página com uma descrição algo vaga. Ficamos a saber que a empresa afirma ser uma companhia de inteligência artificial de topo que combina técnicas de “aprendizagem de máquina” com neurociências para criar algoritmos de aprendizagem.
Em 2012, o professor Larry Wasserman, da Carnegie Mellon, escreveu que a “startup está a tentar construir um sistema que pensa”.
Recorde-se que recentemente a Google adquiriu também a Boston Dynamics, uma empresa de robótica conhecida por criar máquinas avançadas, como a Mula, um robô quadrúpede pensado para os militares e que se desloca de forma muito realística.