Nas palavras dos responsáveis da Nissan, o novo Qashqai é o primeiro passo para concretizar o objetivo da marca em comercializar um carro totalmente automático em 2020. No próximo SUV da Nissan ainda não vai ser possível tirar as mãos do volante, mas o carro já vai ser capaz de travar automaticamente para evitar acidentes frontais e detetar objetos ou pessoas em movimento em todo o redor do veículo, através da análise de um conjunto de câmaras, que fornecem uma imagem de 360 graus ao computador de bordo.
Entre as novidades tecnológicas, encontramos ainda o sistema estacionamento totalmente automático, o identificador de sinais de trânsito e o sistema de alerta à fadiga. Este último analisa os movimentos do volante impostos pelo condutor para detetar sinais de fadiga, alertando o condutor para evitar acidentes.
O próximo Qashqai estreia ainda uma nova versão do Nissan Connect, agora com um ecrã tátil de sete polegadas e conectividade com smartphones para manter os proprietários em contacto com o mundo exterior.
Este sistema vai disponibilizar uma gama de aplicações que incluem música, redes sociais, entretenimento e navegação. O novo Nissan Connect acrescenta assim novas funcionalidades às recentemente introduzidas de pesquisa no Google e Send To Car, que permitem ao condutor planear a viagem a partir de casa. O sistema inclui transmissão de áudio e integração de telemóvel por Bluetooth, assim como entradas Aux-in e USB e rádio DAB.
Mas a tecnologia não está limitada ao sistema de infoentretenimento. Em estreia vai estar também o Sistema Activo de Fecho da Grelha, que maximiza a eficiência aerodinâmica do Qashqai cortando o fluxo de ar através do radiador quando este não é necessário (velocidades superiores a 30 km/h) e apenas se abrem se o sensor do sistema detetar que o motor necessita de ser refrigerado. O sistema será incluído de série nas versões com motores a diesel com transmissão manual.
A Nissan ainda não divulgou os preços das várias versões, mas já se sabe que o Qashqai vai estar disponível com diferentes motorizações a gasolina (1.2 e 1.6) e diesel (1.5 e 1.6).