A fabricante sul coreana foi rápida a reagir às acusações de estar a falsear o desempenho do Galaxy S 4 de forma a “enganar” os benchmarks mais populares. Segundo a Samsung, o novo smartphone está preparado para operar nos 533 MHz em algumas apps, como o S Browser, a Galeria, a Câmara e o Reprodutor de Vídeo. O AnandTech, que revelou a história em primeira mão, já testou a veracidade dos argumentos da Samsung. Segundo aquele site de tecnologias, apenas a app da Câmara consegue atingir os 533 MHz. As restantes apps ficam-se pelos 266 MHz.
A Samsung explica que bloqueou o desempenho máximo do processador gráfico nos jogos, uma vez que a melhoria passaria quase despercebida mas o telefone corria o risco de sobreaquecer e a bateria esgotar-se-ia mais rapidamente.
O ArsTechnica explica que a manobra da Samsung em impedir o funcionamento máximo nos jogos até faz sentido. No entanto, os benchmarks mais populares deveriam estar limitados à mesma velocidade de relógio que os jogos, de forma a oferecer uma perspetiva mais realista sobre o desempenho do smartphone.