O relatório trimestral da IDC estima que no terceiro trimestre de 2012 foram vendidos 1,13 milhões de telemóveis em Portugal. Este número reflete uma perda de 18% face ao terceiro trimestre de 2011.
A quebra nas vendas de terminais móveis ficou a dever-se, essencialmente, a uma redução da procura no segmento dos denominados «telemóveis tradicionais», que são menos limitados do ponto de vista de funcionalidades.
A IDC calcula que, no terceiro trimestre de 2012, terão sido vendidos menos 679 mil «telemóveis tradicionais», o que reflete uma quebra de 32% face ao mesmo trimestre de 2011. Nos smartphones, foram vendidas 451 mil unidades e o crescimento face ao terceiro trimestre de 2011 fixou-se em 21%.
A consultora refere ainda que é o oitavo trimestre consecutivo que as vendas de telemóveis caem em Portugal.
A avaliar pelas previsões da IDC, o mercado dos telemóveis vai continuar em quebra, apesar de registar alguma exceções: «a venda de telemóveis vai manter-se sem sinais de crescimento significativos num futuro próximo. Estima-se que as vendas continuem em queda até ao final do ano e, também, durante o ano de 2013. A sustentar o mercado continuam os telefones de baixo preço e as novidades na gama alta, em especial os telefones da Apple e da Samsung», refere um comunicado da consultora.
A IDC revela ainda as três marcas que mais perderam nas vendas entre o terceiro trimestre de 2011 e o terceiro trimestre de 2012: A Samsung (435 mil unidades vendidas, perda de 12%); a Nokia (326 mil unidades, menos 15%); e TMN (59 mil unidades, menos 5%).