
A Samsung pode ter acabado de entrar na corrida à Olympus. A marca sul-coreana nega qualquer interesse em juntar ao seu portefólio o segmento de câmaras da Olympus, mas fontes bem colocadas admitiram que está a ser estudada uma aliança entre as duas marcas asiáticas para outras áreas de negócio, informa a Reuters, com base em informações fornecidas por fonte bem colocada no processo.
A Samsung não está sozinha na corrida aos “destroços” do império Olympus: depois do escândalo resultante de uma década de dissimulação de avultados prejuízos, a marca japonesa deu início a sondagens no mercado e terá descoberto de cinco potenciais parceiros. Entre os nomes referidos constam a Samsung, a Sony, a Panasonic, a Terumo Corp e a Fujifilm.
As câmaras digitais são, provavelmente, o segmento em que a Olympus é mais conhecida, mas os observadores do setor não têm dúvidas de que é a posição que a marca consolidou no segmento das tecnologias da saúde (endoscópios, e equipamentos radiológicos, etc.) que funciona como principal atrativo – especialmente numa altura em que muitos nomes sonantes começam a reforçar posições para atacar este segmento, que tende a valorizar-se cada vez mais com o crescendo da esperança de vida média da humanidade.
Em paralelo com as movimentações nos bastidores, a Olympus está a analisar a possibilidade de alargamento do capital em mil milhões de euros. O aumento de capital pode facilitar a entrada em cena de Sony, Panasonic ou Fujifilm.