Do total de 1200 questionados, 48% dizem que as marcas de tecnologia apressam-se no lançamento de novos produtos e novas tecnologias, a um ritmo que não corresponde às necessidades dos utilizadores.
As razões para o lançamento rápido prendem-se com a necessidade de estar à frente da concorrência e a necessidade de disfarçar o ritmo lento de inovação. Esta última razão diz-nos que as empresas lançam produtos novos de seis em seis meses, com pequenas variações no design ou na funcionalidade, para camuflar que realmente não existe inovação nenhuma no novo produto.
A emissão de ondas de rádio dos gadgets preocupa os consumidores, escreve o NY Times. Mais de metade (55%) revelam que se importam também com o local onde os gadgets são montados, não ligando muito aos países onde cada peça é produzida.
O estudo foi conduzido junto de 1200 consumidores dos EUA, India, Alemanha e China e junto de 1200 marcas, incidindo sobre quatro áreas, entre as quais a tecnologia.
Concorda? Acha que os equipamentos chegam ao mercado depressa demais? Pode dar-nos exemplos de dispositivos que tenha comprado sem precisar?