O relatório que foi realizado em 2007 e foi dado a conhecer durante este mês atribui, numa escala máxima de 1 ponto, uma classificação de 0,9 à maturidade dos serviços públicos portugueses, informa o Público.
Mas esta é apenas a face positiva revelada pelo estudo: se na maturidade e na disponibilização de serviços, a administração pública electrónica alcança níveis exemplares, no que toca ao uso pelos cidadãos a realidade portuguesa é muito menos animadora.
De acordo com o relatório, apenas 18% dos portugueses usaram, em 2008, serviços públicos on-line, o que coloca o País na 17ª posição de um grupo de 22 países analisados sob a vertente da adesão da população à administração pública.
O relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) teve por base análise de 20 grupos de serviços considerados como fundamentais. Destes 20 grupos de serviços, 12 destinam-se ao cibernauta comum.
Está satisfeito com os serviços públicos que Estado disponibiliza na Internet? Exerça a sua cidadania e diga o que pensa.