A Valve anuncia que já começou a rever todos os jogos do catálogo da loja Steam para lhes aplicar ou não o selo de Deck Verified. O objetivo é dar garantias aos jogadores de que aqueles títulos com o selo conseguem fornecer uma boa experiência de utilização e funcionam bem na consola portátil que a empresa ainda vai lançar no mercado.
Além do indicador visual do selo, a Valve vai ainda criar o separador Great on Deck na versão da loja visível na própria consola, como forma de garantir aos jogadores que podem descarregar aqueles títulos para desfrutar na Deck.
A Valve vai considerar se os jogos têm suporte completo aos controladores da consola, sem necessidade de ajustes e que o texto pode ser introduzido só pelo controlador ou pelo teclado no ecrã, suporte nativo para 1280×800 ou 1280×720 e com todo o texto legível a uma distância de 30 centímetros do rosto, com cada caracter a não poder ter menos de nove pixéis de altura, explica o Ars Technica. Além destes critérios, os jogos não devem apresentar qualquer alerta de compatibilidade na consola e suportar o SteamOS nativamente ou com recurso à camada Proton.
Se cumprirem todos os requisitos, os jogos aparecem então como verificados, com indicador visual a verde. Se falharem em alguns destes, mas ainda forem jogáveis, recebem o selo de Playable, com a indicação de qual o ajuste que será necessário o jogador efetuar para poder jogar. Por fim, os que não for possível de todo jogar na consola, como os de Realidade Virtual, por exemplo, vão ser mostrados como Não Suportado.
Os criadores de jogos podem pedir a análise de compatibilidade à Valve manualmente também, com o processo de revisão a demorar cerca de uma semana em média.