SpacePirate, um programador que está a criar um jogo que tira partido de NFT, chamou a atenção para uma nova regra da loja Steam onde é descrito que os criadores não podem disponibilizar jogos que usem NFT ou criptomoeda. Uma versão da página “O que não deve ser publicado no Steam” datada de agosto mostra apenas 12 regras e nenhuma delas menciona NFT ou criptodivisas, pelo que se percebe que esta proibição foi recentemente adicionada. A Valve parece querer distanciar-se das polémicas em torno destes dois assuntos e evitar qualquer controvérsia.
A explicação avançada por SpacePirate é que a Valve não pretende permitir na sua loja itens que possam ter valor no mundo real. Muitos dos comentários e respostas ao seu tuíte surgem a elogiar a Valve pela sua posição ou a gozar com quem está aborrecido com esta postura. A Valve não comentou o tema oficialmente.
A Steam é uma das plataformas mais populares para jogos de PC, mas não é a única. Uma das grandes rivais, a Epic Games Store, já revelou ao The Verge estar “aberta” à ideia de ter jogos que usam NFT ou criptomoeda, apesar de o CEO Tim Sweeney ter dito há algum tempo que a Epic não estava interessada em chegar aos NFT.
As duas diferentes abordagens a este tema permitem concluir que as plataformas ou lojas que moderam conteúdo terão de rapidamente tomar uma decisão sobre se querem aceitar jogos e aplicações que vendam NFT ou tirem partido de tokens digitais.