Depois dos campos e pavilhões, pistas e salões, o FC Porto vai começar a competir também no mundo digital, com a criação de uma equipa especializada em desportos eletrónicos (e-sports). A aposta inicial passa pela criação, em parceria com a SoccerSoul, da equipa de FIFA eFCPorto SoccerSoul para competir nos torneios relativos a este videojogo.
O acordo de três anos coloca Bruno Almeida, mais conhecido por Balmeida, e Rafa Monteiro, conhecido como RafaMonteiro, a pegar no comando e a representar as cores azul e branco não só em competições isoladas, mas sim a tempo inteiro. A gestão desportiva do projeto fica a cargo da SoccerSoul. Este projeto está assente em três jogadores de futebol com ligação ao clube: João Costa, Jorge Fernandes e Luís Mata.
“Despendemos muito tempo na análise de muitas propostas e caminhos possíveis. Queríamos estar no mundo dos e-sports com a estratégia correta. Temos presente que é uma realidade importante para muitos dos nossos adeptos e que poderá potenciar a nossa marca para uma área importante do dia-a-dia de um público muito específico”, explica Tiago Gouveia, diretor de marketing do FC Porto.
A aposta inicial no FIFA acaba por ser natural dada a relação entre o clube e a EA Sports que levou a que, pela primeira vez, os atletas do FC Porto tenham sido digitalizados para figurar no FIFA 21.
“Portugal é um país onde temos atletas de alta qualidade, pelo que a nossa intenção é marcar uma nova dinâmica nos e-sports. Trazer o nosso conhecimento de outras áreas para ajudar também a desenvolver este mercado”, realça Tiago Gouveia.
“Deixo o compromisso de que iremos lutar para fazer história no mundo do e-sports, à semelhança do que o Futebol Clube do Porto tem vindo a fazer”, disse Hélio Martins, responsável da SoccerSoul.