A Microsoft apresentou o DirectX 12 Ultimate que torna os efeitos ray tracing e outros mais eficientes e mais flexíveis. Há uma nova técnica a ser aplicada que permite maior controlo sobre os efeitos de luz que façam sentido para certos jogo, os shaders da GPU podem invocar diretamente ray tracing sem passar pela CPU e os motores de streaming tornaram-se mais eficientes a processar tudo o que se vê no jogo. Com esta alteração, a Microsoft diz que o utilizador vai obter melhor desempenho gráfico, sem que seja necessário puxar demasiado pelo ‘sistema’.
A empresa de Redmond procurou assegurar a compatibilidade e explica que um jogo escrito para DirectX 12 Ultimate deve correr em hardware mais antigo, mas sem os efeitos visuais. A AMD e a Nvidia estão as duas a apoiar esta versão.
Há mais novidades visuais que permitirão tirar melhor partido do sistema, como o Variable Rate Shading que ajusta a utilização de shaders para mais ou menos, dependendo do jogo, os mesh shaders que podem ser usados para mostrar mais detalhe em jogos com mundos mais amplos e o sampler feedback que ajuda a carregar a textura apenas quando é necessária, uma solução que permite aumentar o desempenho.
A versão Ultimate do DirectX 12 permite ter uma ferramenta comum para tornar mais fácil a criação de jogos para Windows e Xbox Series X e incentiva os programadores a tentar os efeitos ray tracing.