Relacionados

Philip Zimmermann
Internet

Philip Zimmermann: “Sim”, a encriptação deveria ser um direito humano

O criptógrafo norte-americano conhece como ninguém os dois lados da balança de se criar uma tecnologia que é usada para o bem e para o mal. O PGP já ajudou a salvar vidas, mas também foi encontrado no manual de treino do grupo terrorista Al-Qaeda. Em entrevista à Exame Informática, alerta para as capacidades crescentes de vigilância dos governos, critica as campanhas políticas com o objetivo de enfraquecer os sistemas de encriptação e pede às pessoas que lutem por aquilo que diz serem os últimos "píxeis" de privacidade das suas vidas digitais

Illia Polosukhin | Near Protocol
Internet

Near Protocol: “Só temos duas alternativas: Ou acabamos num episódio de Black Mirror ou construímos uma Web aberta”

Illia Polosukhin lidera uma empresa de blockchain cujos ativos digitais estão avaliados em mais de seis mil milhões de dólares. Depois de ter chefiado a equipa que criou uma das ferramentas mais populares da Google, está agora determinado em criar as bases para uma nova geração de serviços online – e tem muito dinheiro para fazê-lo

Pedro Ribeiro | Pwn2Own | Flashback Team
Internet

Pedro Ribeiro. O português que é campeão dos melhores hackers do mundo

O investigador de segurança informática, natural de Coimbra, é especializado em engenharia reversa – desmontar um hardware e software até os fazer funcionar de uma forma que os seus criadores não anteciparam. Uma vez, descobriu uma falha num software industrial que, no pior e no mais catastrófico dos cenários, poderia culminar na explosão de uma fábrica. E em pouco mais de um ano já ganhou 100 mil dólares a descobrir vulnerabilidades naquela que é uma das mais prestigiadas – e difíceis – competições de segurança informática do mundo. Esta é a história de como um português chegou à elite mundial dos hackers

Sridhar Ramaswamy WebSummit2021
Internet

Ele deixou a Google. Agora vai atrás dos milhões que já foram seus

Sridhar Ramaswamy liderou durante anos o império multimilionário de publicidade digital da Google. Em entrevista à Exame Informática, fala da pressão, das decisões difíceis, das reuniões de emergência enquanto a empresa perdia mil dólares por segundo e de como está a construir um novo motor de busca para concorrer com aquele que é o serviço digital mais dominante no planeta: “A publicidade oferece a ilusão de produtos gratuitos que exploram as pessoas”