A rede social lançou, nesta terça-feira, 21 de setembro, em Portugal, a funcionalidade “Pesquisa no Mapa” que, segundo o Instagram, tem como objetivo facilitar o processo de encontrar negócios próximos e populares, como restaurantes, cafés ou lojas, baseado na localização do utilizador.
A plataforma explica em comunicado que a implementação desta ferramenta no Instagram serve “para refletir os padrões de comportamento dos utilizadores na rede social que usam a plataforma para partilhar memórias de um determinado local – como um restaurante ou um hotel de férias – através de palavras-chave [hashtags]. Agora, estes padrões de comportamento serão usados também para pesquisas úteis de locais”.
A ‘Pesquisa no Mapa’ pode ser utilizada de duas formas. Primeiro, como um novo tipo de navegação dentro da rede social, bastando para isso carregar no ícone ‘Pesquisa no Mapa’, localizado no canto superior direito da barra de navegação. Nesta primeira forma irão surgir os locais mais populares e próximos da localização do utilizador e dividido por categorias. A segunda forma de utilizar este novo recurso é através da pesquisa de hashtags e irão aparecer os estabelecimentos que utilizam essa hashtag.
Deste modo, esta funcionalidade permite ajudar os utilizadores a encontrarem negócios e serviços do seu interesse próximos da sua localização e, simultaneamente, o Instagram prevê, com a implementação deste recurso, ajudar negócios locais a receber mais clientes.
Até ao momento, esta ferramenta foi apenas implementada em Portugal e mais três países europeus: Itália, Espanha, e Grécia. A rede social prevê lançar o recurso nos restantes países.