A partir de hoje, o Clubhouse pode ser acedido por todos os utilizadores e os links vão estar abertos para todos seguirem, juntando-se também em comunidades de criativos. Para comemorar o fim da versão beta, a empresa estreia um novo logotipo, parecido com o ícone que tem sido usado até agora: um emoji de uma mão a acenar.
Os fundadores da Clubhouse afirmaram que “o sistema de convites foi uma parte importante da nossa história”. Paul Davison e Rohan Seth explicam ainda que a Clubhouse a estratégia de adicionar utilizadores por vagas e integrar os novos utilizadores através de sessões de orientação específicas teve bastantes benefícios, como permitir crescer a um ritmo saudável e sem quebras de serviço notórias.
A Clubhouse surgiu em plena pandemia e o modelo de rede social baseada em voz foi seguido por outros nomes da indústria, como Facebook, Twitter, Spotify e Discord que criaram os seus próprios espaços semelhantes, lembra o Tech Crunch. Fevereiro marcou o pico de interesse, com a SensorTower a estimar 9,6 milhões de downloads num único mês, face aos 2,6 milhões registados no mês anterior.
Com o progressivo fim da pandemia e a retoma da ‘normalidade’, a Clubhouse tem vindo a mudar e a ajustar-se também: em maio surgiu a versão para Android, depois de muito tempo como exclusivo para iOS e, já em julho, apareceu o Backchannel, uma funcionalidade de chat baseada em texto.
A expectativa é que a abertura agora para todos ajude a tornar a app ainda mais popular e a cativar mais utilizadores para começarem a criar conteúdos.