Quem esteve a navegar na Internet durante a manhã de terça-feira deparou-se com páginas de Erro 503 ao tentar aceder a muitas páginas. Uma falha na Fastly, empresa de serviços de computação na cloud, fez com os sites de BBC, New York Times, CNet, Amazon, Reddit, PayPal, Twitch e páginas governamentais do Reino Unido, entre muitos outros, ficassem offline durante cerca de 60 minutos. “Estamos a investigar o potencial impacto no desempenho dos nossos serviços CDN [de contente delivery network]”, escreveu a Fastly no Twitter, pouco antes de começarem a surgir os relatos de indisponibilidade destas páginas. Uma hora mais tarde, também no Twitter, a Fastly explicou que “identificamos uma configuração de serviço que desencadeou disrupções nos nossos POPs globalmente e já a desabilitamos. A nossa rede global está a voltar a ficar online”.
O que é a Fastly?
A empresa sedeada em São Francisco fornece serviços de computação na nuvem desde 2011. Em 2017, estreou uma plataforma destinada a aproximar mais os utilizadores, alojando o website a visitar num servidor mais perto do utilizador, de forma a não ser consumida largura de banda de cada vez que se tenta aceder. Esta abordagem torna os tempos de carregamento mais curtos e otimiza a disponibilização de conteúdos como imagens, vídeos e outros ficheiros mais pesados. A proposta faz com que, por exemplo, carregar uma página do Buzzfeed seja 50% mais rápido e ao New York Times ter mais de dois milhões de leitores em simultâneo a aceder. Além da rapidez, a solução de edge computing ajuda a manter as páginas protegidas de ataques de DDoS e de bots, lembra a Cnet.
A natureza localizada desta abordagem faz com que os erros não afetem todas as regiões da mesma forma e ao mesmo tempo.
As páginas de Erro 503 que os utilizadores viram esta semana significam que o servidor que está a alojar a página a visitar não está a ser capaz de processar o pedido e que o erro é temporário, com probabilidade de ser resolvido rapidamente.
Do que se sabe, a falha deveu-se a uma “configuração de serviço”, nas palavras da própria Fastly, sem que se conheça ainda a natureza da falha. Está descartada para já a possibilidade de ter sido um ciberataque.
A popularidade da Fastly fez com que as repercussões da falha se sentissem globalmente.