A EatTasty é uma plataforma online de confeção e distribuição particular de refeições que funciona nas regiões de Lisboa, Porto e Madrid. Quando arrancou, a empresa contava com uma pessoa dedicada a criar 25 combinações diárias com sopa, entrada, opção de carne, peixe, vegetariano e ou vegan, sumo e sobremesa. Agora essa curadoria gastronómica está entregue a um algoritmo.
Assim, sempre que o utilizador acede a eattasty.pt é brindado com um menu diferente. Marta Quaresma, Business Operations Specialist da empresa, explica que primeiro o algoritmo trabalha sobre um perfil geográfico, já que, por exemplo, a zona de Lisboa está dividida em cinco áreas diferentes e cada uma delas terá acesso a opções diferentes.
Entre as outras regras a que a Inteligência Artificial recorre para maximizar as vendas de cada menu estão: incluir pelo menos um prato de carne branca, um de carne vermelha, um de peixe e outro de vegetariano ou vegan; sugerir, em todos os menus, os pratos mais encomendados pelos clientes; certificar que a média de avaliações é superior a um determinado valor; e garantir variedade de pratos, não sugerindo refeições repetidas na mesma zona e na mesma semana.
A vertente tecnológica ajuda igualmente na gestão de stocks. Inicialmente, a EatTasty contava com cozinheiros próprios, mas o projeto escalou – em agosto do ano passado, quando ainda não marcavam presença no Porto, já serviam mais de mil refeições – e decidiram passar a trabalhar em parceria com restaurantes locais. Isto faz com que as receitas sejam desenhadas em conjunto e especialmente vocacionadas para takeaway, ajudando a evitar o desperdício de ingredientes.
Dados para digerir
Para o desenvolvimento deste algoritmo, a EatTasty recorreu à Mind Foundry, uma empresa de Inteligência Artificial (IA), pagando um ‘fee’ mensal pelo serviço. Marta Quaresma revela que atualmente a IA é capaz de fazer cerca de 80% do trabalho sozinha, até porque tem capacidade de ir aprendendo por si o que funciona melhor. Para os restantes 20% é necessária “validação humana”, já que é preciso adicionar receitas novas ou, por exemplo, definir que todos os dias tem de estar presente uma receita de Joana Barrios.
Muitos dos dados são atualizados diariamente e Marta Quaresma confessa que isso permite analisar diferentes parâmetros, desde a evolução das vendas ao número de sessões do site, passando pela taxa de conversão e identificação dos menus com melhor performance.
A Business Operations Specialist admite que a utilização do algoritmo deu uma nova alavancagem às vendas e que a sua utilização “marca a diferença” neste tipo de serviço na indústria alimentar. Mas há pontos que a EatTasty ainda pretende refinar. Um bom exemplo é ajudar a IA a compreender que nem todos os dias são iguais, ou seja, as diferenças entre fim de semana e dias de semana, já que as refeições de sábado e domingo têm tendência a privilegiar uma comida mais familiar.