O estratagema é quase tão antigo quanto as próprias campanhas de phishing: um grupo de hackers começa por disseminar um conjunto de mensagens com logotipos de marcas conhecidas a solicitar a inserção de dados pessoais ou o pagamento de contas que, alegadamente, ainda estarão por saldar. Desde pelo menos 20 de maio que este antigo estratagema voltou a ser usado – tendo por base a imagem de marca da Galp com o objetivo de ludibriar potenciais clientes mais desatentos. Depois de informado, o Centro Nacional de Cibersegurança tomou as medidas necessárias para bloquear o servidor que tem vindo a enviar estes e-mails de phishing para os consumidores portugueses, apurou a Exame Informática,
As mensagens de phishinh têm sido enviadas tanto para clientes como para não clientes da fornecedora de energia. “A Galp vem alertar para uma fraude informática (phishing) que começou a circular por email, a partir de 20 de Maio 2020, e que utiliza indevidamente a marca Galp para tentar obter ilicitamente dados financeiros”, refere a marca portuguesa num alerta enviado à população.
A Galp aconselha ainda os internautas que tenham “caído” nesta tentativa de burla que se faz passar pelos serviços da empresa a tomarem medidas que evitem potenciais desfalques. “Caso tenha recebido este e-mail e tenha introduzido os seus dados bancários, sugerimos que contacte imediatamente a sua instituição bancária e as autoridades da sua área”, refere o alerta da Galp.
A empresa reitera ainda que “não solicita dados financeiros ou pessoais por email”, recorrendo apenas aos canais oficiais quando se trata de comunicar com os clientes.
NOTA: a notícia foi atualizada com informação relativa às medidas tomadas pelo Centro Nacional de Cibersegurança