Nas palavras de João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal, “o Kia Vibe não vai fazer concorrência aos concessionários físicos, muito pelo contrário”, adicionando “esta é uma infraestrutura ao serviço dos 30 concessionários”. No Vibe, os clientes da Kia têm acesso às características detalhadas de cada modelo e podem realizar um Live Video com os especialistas da marca, os Kia Digital Genius, preparados para responder, em direto, às dúvidas dos clientes e mostrar qualquer pormenor do carro. Para o efeito, estes Digital Genius, recorrem a smartphones que estão montados em estabilizadores (‘gimbal’) para captar as imagens e interagir via videoconferência.
Os carros para esta demonstração virtual estão num novo espaço concebido propositadamente para o efeito junto ao centro de logística da Kia na zona de Setúbal. São 500 metros quadrados preparados para garantir boas condições para as visitas virtuais. Por exemplo, há caixas de luz criadas para propiciar uma boa iluminação dos veículos.
Neste novo site é possível ver quantos carros existem em stock para cada modelo e a Kia garante que a entrega pode ser feita em menos 15 dias após a compra. O cliente pode escolher a entrega em casa ou num concessionário à escolha. A partir de 25 de maio, esta plataforma vai incluir a possibilidade de pedido de financiamento com as respetivas simulações. A resposta ao pedido de financiamento deverá ser dada, no máximo, em 24 horas e tudo pode ser feito remotamente através de autenticação via chave móvel digital ou com sistema de identificação biométrica por videoconferência.
Nas palavras dos responsáveis da Kia, o Vibe, que está em desenvolvimento há mais de um ano (não foi criado devido ao momento atual), vai permitir “retirar stress dos clientes”, que muitas vezes se sentem intimidados em entrar em concessionários físicos.