A Facebook está a revelar ainda mais o que sabe sobre si e todos os outros milhões de utilizadores das duas principais redes sociais da empresa: o Facebook e o Instagram. A tecnológica norte-americana acrescentou mais informações aos pacotes de dados que os utilizadores podem descarregar em ambas as plataformas, como parte de um esforço para garantir uma maior transparência.
A empresa criada por Mark Zuckerberg agora também disponibiliza os dados usados para melhorar as experiências dos utilizadores: informações como aquilo que cada um adiciona ao seu perfil e as ações que tem nas redes sociais, como seguir uma página ou gostar de uma publicação, são usados para personalizar o conteúdo que cada um vê no Facebook e Instagram. Estes dados passam agora a estar disponíveis nas ferramentas de download de dados pessoais do Facebook e Instagram.
Outra novidade é o acréscimo dos chamados dados de inferência, isto é, que permitem à rede social ‘adivinhar’ os conteúdos que os utilizadores mais gostam e procuram. São estas informações que permitem à Facebook perceber se um utilizador gosta de desporto, moda ou tecnologia.
“É importante para nós continuar a trabalhar de forma mais transparente no que diz respeito aos dados. Por isso vamos continuar a explicar o papel que os dados têm nos nossos serviços e atualizar as nossas ferramentas quando pudermos à medida que a conversação global sobre este tópico importante evolui para garantir que as pessoas podem continuar a ter acesso aos dados”, lê-se na publicação feita pela gigante norte-americana, na qual as novidades são reveladas.
Nos últimos meses a rede social tem disponibilizado mais ferramentas para que os utilizadores tenham maior controlo sobre os seus dados: por exemplo, foi renovado o sistema de certificação de privacidade e a rede social também está a notificar os utilizadores sempre que outras aplicações acedem aos dados pessoais.