Utilizadores, políticos e meios especializados criticaram a forma como a Google passou a apresentar os resultados das pesquisas, que podiam ser confundidos com os anúncios feitos no motor de busca. Na prática, deixava de haver distinções visuais que permitissem rapidamente identificar o que era um anúncio e o que era o resultado orgânico da busca efetuada. De recordar que o modelo de negócio da Google assenta nos utilizadores clicarem nos anúncios, pelo que a alteração pode não ter sido inocente.
Agora, depois de muitas críticas, a empresa anuncia que irá redesenhar as alterações que implementou. As mudanças ainda não tinham chegado a todo o mundo, estando a chamar a atenção dos utilizadores aos poucos.
A empresa publicou mensagens online para responder ao criticismo dizendo que o redesenho pretendia ter resultados opostos aos que estava a conseguir: «no ano passado, os resultados de pesquisas em mobile começaram a apresentar um novo look. Agora, estamos a lançar a mesma visualização para a nossa versão desktop, apresentando os nomes de domínio e ícones de marca de forma mais proeminente e com uma etiqueta “Ad” para os anúncios», cita o Techcrunch.
As receitas da Google não estão a crescer ao ritmo que já cresceram no passado e o negócio principal está mesmo a abrandar, pelo que esta poderá ter sido uma tentativa de conseguir ganhar mais receitas. Quando surgiu nos EUA há mais de 20 anos, a força da Google era precisamente mostrar os anúncios demarcados claramente dos resultados de pesquisas. Com o passar do tempo, a distinção entre estes dois tipos de conteúdos passou a ficar menos clara.
Harry Brignull, especialista em experiência de utilização, afirma que «os resultados de pesquisas eram quase instantâneos e eram apenas páginas com links e sumários – perfeição, sem nada a acrescentar ou retirar. O algoritmo que propuseram nunca tinha sido usado para indexar a web antes. (…) Retirem tudo o que não interessa. Façam uma coisa e façam-na bem. (…) À medida que as ambições da Google mudaram, a caixa demarcada começou a desvanecer-se e já foi completamente removida».
Veja aqui a mensagem completa da Google onde se compromete a alterar o redesenho e a explicar que irá fazer várias alterações para melhorar a experiência de utilização.