A Facebook anunciou que vai passar a mostrar notificações e enviar um email sempre que o utilizador entrar numa aplicação com as credenciais da rede social – e tenha dado autorização de acesso aos dados pessoais – ou sempre que as informações de acesso sejam reutilizadas para entrar numa app cujo acesso aos dados já tenha expirado. Na prática, a empresa de Mark Zuckerberg pretende lembrar aos utilizadores que não é a única a olhar para os dados que são cedidos através da rede social.
Com esta alteração, os membros do Facebook têm um caminho mais claro sobre o que devem fazer para editar as definições de partilha de dados. De recordar que é possível definir quais os dados a que cada aplicação pode ter acesso, como forma de preservar a privacidade.
A publicação Gizmodo realça que, com esta abordagem, a Facebook consegue limpar um pouco a reputação no que toca a gestão de dados e lembra a todos que não é apenas uma rede social, juntamente com o Instagram e o WhatsApp, mas que tem um papel muito importante na arquitetura básica da Internet. O serviço de autenticação Facebook Login, por exemplo, é uma funcionalidade conveniente de registo, encontrada em mais de 60 mil websites em toda a Web – e isto sem mencionar sequer o número de apps que usam ferramentas de análise como o Facebook Software Development Kit.
Por outro lado, é importante realçar que o Facebook está, de alguma forma, a recolher dados dos utilizadores. O endereço de IP, informações do browser ou do sistema operativo e o endereço do site ou aplicação usados, por exemplo, são recolhidos para estas funcionalidades conseguirem operar.