Na quinta-feira, o Youtube fez algumas alterações as suas políticas de monetização, desde então apenas canais que atingem as dez mil visualizações ficam qualificados para o Youtube Partner Program. Os canais incluídos neste programa podem monetizar os seus conteúdos através de publicidade, subscrições pagas ou merchandise.
Esta nova política visa acabar com os canais que conseguem entrar neste programa com o re-upload de conteúdos roubados ou que se fazem passar por canais que não são.
«Ao manter a meta nas dez mil visualizações, também garantimos que vai existir um impacto mínimo nos nossos aspirantes a criadores» diz Ariel Bardin, vice-presidente do Youtube.
A empresa anunciou ainda que vai adicionar um processo de verificação à entrada no programa, para aferir se os canais cumprem as regras de comunidade e as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, até agora qualquer canal que atingir a meta estabelecida pode ativar a opção de monetização.
Segunda CNET, o anúncio chega duas semanas depois de o Youtube, perder grandes anunciantes por terem os seus anúncios a passar em vídeos com mensagens homofóbicas ou antissemíticas que por vezes conseguem entrar neste programa.