Até hoje, uma marca portuguesa que quisesse inserir publicidade no Twitter teria de garantir um acordo por via internacional – ou então criar contas especializadas e publicar tuítes. A partir de hoje, já é possível usar o Twitter Adds direcionado para a comunidade nacional: a agência Live Content acaba de garantir a exclusividade da revenda de publicidade e anúncios do portal dos 140 carateres para o mercado português.
O custo dos anúncios varia consoante as modalidades: nos tuítes e nas hashtags promocionais vai ser possível participar em leilões que, no limite, permitirão lançar uma mensagem publicitária com um custo de cêntimos; em contrapartida, quem quiser garantir, durante um dia e para o mercado português, a promoting trend (o assunto ou tendência com propósitos promocionais que surge no topo de todas as outras) terá de desembolsar um valor fixo de 4000 euros.
Domingos de Folque Guimarães, líder da Live Content, relativiza o custo da trend mais valiosa do Twitter: «Não é caro porque se trata de um valor que garante uma mensagem para todos as pessoas que usam o Twitter em Portugal. É um produto premium… e é preciso não esquecer que também temos outras modalidades que permitem fazer publicidade com custos de cêntimos, que são muito competitivas com outras soluções que já existem no mercado».
Além da revenda de publicidade através do serviço Twitter Ads, a Live Content tem em vista potenciar o crescimento da comunidade de utilizadores de Twitter em Portugal. Domingos de Folque Guimarães elege clubes de futebol, grandes marcas nacionais e programas de TV como os alvos prioritários de parcerias que poderão potenciar a expansão do “portal do passarinho”.
«O Twitter é uma solução que funciona muito bem na lógica de segundo ecrã. Os utilizadores estão a ver um programa TV e ao mesmo tempo vão tuitando sobre esse programa», acrescenta o responsável da Live Content, lembrando que programas como Factor X já estão a gerar, na comunidade nacional, nove a 10 comentários por minuto no respetivo hashtag.
Nos tempos mais próximos, a Live Content conta dar início a abordagem de empresas e instituições nacionais com vista ao estabelecimento de parcerias e «ações de formação» que permitam potenciar o uso do Twitter em benefício de um produto ou de uma marca. Domingos de Folque Guimarães admite que há ainda um filão por explorar: «Muitas empresas portuguesas estão ainda alheias das conversas que as pessoas têm sobre elas».