A OKCupid, um website norte-americano que se dedica a juntar pessoas solteiras e a formar casais, reconheceu que ‘juntou’ utilizadores incompatíveis de propósito para testar a sua tecnologia, noticia a Reuters. Esta revelação chega semanas depois do Facebook ter admitido que tinha manipulado parte dos seus utilizadores num estudo psicológico.
Christian Rudder, co-fundador da OKCupid, explicou que os testes visam ajudar a empresa a refinar o seu produto. Na prática, a empresa constatou que a sugestão que fazia aos utilizadores tinha mais influência na interação entre eles do que as características reais que os podia atrair. Ou seja, os utilizadores tinham tendência para trocar mais mensagens entre eles se recebessem indicação de compatibilidade por parte da OKCupid, mesmo vendo que as características das pessoas apontavam no sentido inverso.
No seu site, a OKCupid refere que utiliza a matemática para identificar compatibilidades, frisando que o algoritmo é “extremamente fiável”, desde que o utilizador seja “honesto e saiba o que quer”. Esta não é a primeira vez que a empresa faz experiências com o seu serviço, já que, em janeiro do ano passado, avançou para o “Dia do Amor é Cego”, em que removeu todas as fotografias dos utilizadores durante sete horas. Resultado: houve menos pessoas a usar o serviço, mas a percentagem de mensagens que obtiveram resposta cresceu.