O inventor conhecido no mundo online por ‘iketsj’ tem um histórico prolífico em criar produtos alternativos que usam soluções da Apple. O seu ‘hackintosh’ mais recente é uma versão do Game Boy produzida numa impressora 3D e que corre o sistema operativo para computadores macOS Monterey.
A versão de ‘iketsj’ é maior do que a original, tem um design diferente e integra uma placa LattePanda Alpha, baseada no sistema Arduino. Este componente é o responsável por interpretar os toques nos botões e no ecrã tátil resistivo do Game Boy. A comunicação com o sistema é feita através de um software desenvolvido na linguagem de programação Python que emula os movimentos do rato e pressionar de teclas do teclado. A componente tátil do ecrã, no entanto, acabou por não ficar funcional, porque ‘iketsj’ danificou acidentalmente o sistema enquanto tentava diminuir o módulo do ecrã, explica o Hackaday.
Há ainda um conector USB que permite ligar periféricos como um teclado, monitor ou rato e sete botões físicos que permitem replicar a experiência de jogar num Game Boy original, desde que se instale um emulador próprio.
Este é possivelmente um dos últimos hackintosh que poderão ser feitos recorrendo às versões mais recentes dos softwares da Apple, na medida em que a tecnológica está a migrar todos os produtos para versões que tenham chips desenvolvidos pela própria empresa.
Veja o vídeo em que ‘iketsj’ mostra o seu produto final e explica o processo criativo.