Fotos divulgadas pelo serviço de imprensa do Kremlin revelaram inadvertidamente que Vladimir Putin usa computadores com Windows XP tanto no seu escritório em Moscovo como na sua residência em Novo-Ogaryovo. A notícia foi avançada pelo The Guardian e confirmada pelo website noticioso russo Open Media.
Conhecido pela sua desconfiança em relação a smartphones e à Internet, o presidente russo acaba por utilizar um sistema operativo que a Microsoft deixou de atualizar em 2014, o que o torna muito mais vulnerável a ataques. O governo de Moscovo está, todavia, a tentar reduzir a dependência da Microsoft e da Google na administração pública a favor do sistema operativo Astra Linux e do motor de busca Yandex, softwares que são russos.
Recorde-se que Vladimir Putin tem uma visão sui generis da tecnologia, já que tem planos para criar uma Internet própria na Rússia, está a desenvolver uma enciclopédia online para substituir a Wikipedia e aprovou uma lei que vai banir venda de smartphones, computadores e smart TVs que não tenham aplicações russas pré-instaladas.